quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A rosa e a borboleta




Uma vez uma borboleta se apaixonou por uma linda rosa. A rosa ficou comovida, pois o pó das asas da borboleta formava um maravilhoso desenho em ouro e prata. Assim, quando a borboleta se aproximou voando da rosa e disse que a amava, a rosa ficou coradinha e aceitou o namoro. Depois de um longo noivado e muitas promessas de fidelidade, a borboleta deixou sua amada rosa. Mas ó desgraça! A borboleta só voltou muito tempo depois.

- É isso que você chama fidelidade? – choramingou a rosa. – Faz séculos que você partiu, e além disso você passa o tempo de namoro com todos os tipos de flores. Vi quando você beijou dona Gerânio, vi quando você deu voltinhas na dona Margarida até que dona Abelha chegou e expulsou você... Pena que ela não lhe deu uma boa ferroada!

- Fidelidade!? – riu a borboleta. – Assim que me afastei, vi o senhor Vento beijando você. Depois você deu o maior escândalo com o senhor Zangão e ficou dando trela para todo besourinho que passava por aqui. E ainda vem me falar em fidelidade!

Moral: Não espere fidelidade dos outros se não for fiel também.

Rainha Alexandra





Rainha Alexandra (Ornithoptera alexandrae) é a maior Borboleta do mundo.

A espécie foi nomeada pelo Senhor Walter Rothschild em 1907, em honra da Rainha Alexandra , esposa do rei Eduardo VII do Reino Unido . O primeiro europeu a descobrir a espécie foi Albert Stewart Meek,em 1906.


Rainha Alexandra Feminino são maiores que os machos. A fêmea pode atingir uma envergadura de 31 cm, comprimento do corpo de 8cm e uma massa corporal de até 12 gramas,todas as medições para uma enorme borboleta. A fêmea tem asas marrom com manchas brancas e um corpo de cor creme, com uma pequena parte de pele vermelha em seu tórax. Os machos são menores que as fêmeas com asas marrom que iridescente azul e verde marcações e abdome amarelo claro. A envergadura dos machos é de aproximadamente 20 cm, mas mais geralmente de cerca de 16cm.





Quanto tempo vivem as Borboletas?





















Depende da espécie, muitas Borboletas vivem apenas algumas semanas, mas algumas Borboletas migratórias podem viver muitos meses. As Borboletas Monarcas podem viver cerca de 10 meses.