sábado, 22 de março de 2008

seda-azul,corcovado, azulão







Morpho aega (Hübner).
Família: Nymphalidae.
Nome em inglês: Blue silk, Morpho

É a menor das borboletas de asas metálicas, alcançando cerca de 10mm de envergadura. A fêmea pode ser de um azul menos brilhante, amarela ou amraelo-azulado. O macho voa geralmente logo depois do amanhecer; a fêmea é vista mais comumente no início da tarde. Encontram-se me locais onde há concentração nativa de taquaras ou bambus, onde, muitas vezes, a fêmea faz a postura dos ovos, pois sua lagarta alimenta-se dessas folhas. Durante o período de reprodução, o macho voa em busca de fêmeas, sem levar em conta a cor, uma vez que as azuis, amarelas ou amarelo-azuladas ocorrem na mesma época. As fêmeas virgens são atraídas pelo fascínio da beleza das asas do macho.

Um comentário:

  1. Boa tarde, faço parte da empresa 1500 Brasil Camisetas e amei o post! Esta borboleta é maravilhosa e em sua homenagem, fizemos uma estampa customizada :) Nossa empresa lida com temas do Brasil, queremos compartilhar toda riqueza que este país possui.
    Caso se interesse, o post sobre a camiseta Seda Azul está no link: http://www.1500brasil.net/blog1500brasil/vem-ai-camiseta-seda-azul
    Ela estará disponível para venda online esta semana!
    Um abraço
    1500 Brasil - Camisetas 100% Brasileiras

    ResponderExcluir